Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1743 - 2015 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
203 Livros, 12 Maços, 43 Cadernos, 38 Capilhas. Papel
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Formada em 1695, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão tem no seu arquivo documentação desde o Século XVIII até aos nossos dias, sendo a mais antiga em número muito reduzido. De entre as espécies documentais que compõe o Fundo há a destacar os Livros de Registos Paroquiais de Batismos, Casamentos e Óbitos de 1911 a 2015. Para além destes, destacam-se igualmente os Róis de Confessados de 1801 a 1895, através dos quais se consegue traçar uma imagem fiel tanto do crescimento demográfico, como da evolução urbanística de Olhão ao longo do Século XIX, pois neles encontram-se registados todos os habitantes de idade igual ou superior a 7 anos, assim como os agregados familiares e as ruas existentes em Olhão.
Importa aqui deixar nota da existência do Fundo Documental da Paróquia da Freguesia de Olhão, pertencente ao acervo do Arquivo Municipal, formado por documentação entre os anos de 1803 e 1911, bem como um livro de inventário dos bens da Fábrica da Igreja, de 1869, integrado no Fundo Documental da Câmara Municipal de Olhão e que complementam esta documentação.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A documentação física encontra-se à guarda da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão.
A documentação digitalizada que aqui se apresenta, assim como o quadro de classificação para ela elaborado, resultou de um protocolo celebrado entre o Município de Olhão e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão, no ano de 2018.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fundo documental constituído pela documentação produzida e recebida pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão, no exercício das suas competências.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Elaboramos um quadro de classificação baseado nas tipologias documentais/cronologia.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Documentação acessível para consulta em formato digital.
Alguma documentação não se encontra disponível para consulta devido a conter dados nominais ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Condiçoes de reprodução
Condicionada
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Na sua maioria a documentação apresenta um bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
Inventário
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística, 2ª ed. 2000
ODA: Orientações para a descrição arquivística, 3ª versão 2011
Estatuto
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Data de criação: 06/02/2023
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Pedro Bandarra