Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1743 - 2015 (Creación)
Nivel de descripción
Fundo
Volumen y soporte
203 Livros, 12 Maços, 43 Cadernos, 38 Capilhas. Papel
Área de contexto
Nombre del productor
Institución archivística
Historia archivística
Formada em 1695, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão tem no seu arquivo documentação desde o Século XVIII até aos nossos dias, sendo a mais antiga em número muito reduzido. De entre as espécies documentais que compõe o Fundo há a destacar os Livros de Registos Paroquiais de Batismos, Casamentos e Óbitos de 1911 a 2015. Para além destes, destacam-se igualmente os Róis de Confessados de 1801 a 1895, através dos quais se consegue traçar uma imagem fiel tanto do crescimento demográfico, como da evolução urbanística de Olhão ao longo do Século XIX, pois neles encontram-se registados todos os habitantes de idade igual ou superior a 7 anos, assim como os agregados familiares e as ruas existentes em Olhão.
Importa aqui deixar nota da existência do Fundo Documental da Paróquia da Freguesia de Olhão, pertencente ao acervo do Arquivo Municipal, formado por documentação entre os anos de 1803 e 1911, bem como um livro de inventário dos bens da Fábrica da Igreja, de 1869, integrado no Fundo Documental da Câmara Municipal de Olhão e que complementam esta documentação.
Origen del ingreso o transferencia
A documentação física encontra-se à guarda da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão.
A documentação digitalizada que aqui se apresenta, assim como o quadro de classificação para ela elaborado, resultou de um protocolo celebrado entre o Município de Olhão e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão, no ano de 2018.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Fundo documental constituído pela documentação produzida e recebida pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão, no exercício das suas competências.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Elaboramos um quadro de classificação baseado nas tipologias documentais/cronologia.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Documentação acessível para consulta em formato digital.
Alguma documentação não se encontra disponível para consulta devido a conter dados nominais ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Condiciones
Condicionada
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Na sua maioria a documentação apresenta um bom estado de conservação.
Instrumentos de descripción
Inventário
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística, 2ª ed. 2000
ODA: Orientações para a descrição arquivística, 3ª versão 2011
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
Data de criação: 06/02/2023
Idioma(s)
- portugués
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Pedro Bandarra