Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1835 - 1912 (Creación)
Nivel de descripción
Fundo
Volumen y soporte
10 Livros, 1 Maço, 9 Cadernos, 4 Capilhas. Papel
Área de contexto
Nombre del productor
Institución archivística
Historia archivística
Sede de Freguesia desde 1593, foi integrada no Termo de Olhão em 1826. Da documentação que compõe o Fundo Documental, a série documental que possui um maior volume é os Róis de Confessados, datada entre 1874 e 1912. Trata-se de uma série documental relevante, pois permite-nos traçar uma imagem geral da população da Freguesia durante os anos em questão, com base em dados recolhidos, bastante pormenorizados.
Há a salientar que é desconhecida a razão pela qual a documentação se encontra à guarda da Paróquia de Olhão. Destaca-se, ainda, que do Fundo Documental da Câmara Municipal de Olhão, existente no Arquivo Municipal, faz parte um Inventário dos bens da Fábrica da Igreja datado de 1868.
Origen del ingreso o transferencia
A documentação física encontra-se à guarda da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão.
A documentação digitalizada que aqui se apresenta, assim como o quadro de classificação para ela elaborado, resultou de um protocolo celebrado entre o Município de Olhão e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão, no ano de 2018.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Fundo documental constituído pela documentação produzida e recebida pela Paróquia de São Bartolomeu de Pechão, no exercício das suas competências.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Elaboramos um quadro de classificação baseado nas tipologias documentais/cronologia.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Documentação acessível para consulta em formato digital.
Condiciones
Condicionada
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Na sua maioria a documentação apresenta um bom estado de conservação.
Instrumentos de descripción
Inventário
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística, 2ª ed. 2000
ODA: Orientações para a descrição arquivística, 3ª versão 2011
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
Data de criação: 19/06/2023
Idioma(s)
- portugués
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Pedro Bandarra