Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1835 - 1912 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
10 Livros, 1 Maço, 9 Cadernos, 4 Capilhas. Papel
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Sede de Freguesia desde 1593, foi integrada no Termo de Olhão em 1826. Da documentação que compõe o Fundo Documental, a série documental que possui um maior volume é os Róis de Confessados, datada entre 1874 e 1912. Trata-se de uma série documental relevante, pois permite-nos traçar uma imagem geral da população da Freguesia durante os anos em questão, com base em dados recolhidos, bastante pormenorizados.
Há a salientar que é desconhecida a razão pela qual a documentação se encontra à guarda da Paróquia de Olhão. Destaca-se, ainda, que do Fundo Documental da Câmara Municipal de Olhão, existente no Arquivo Municipal, faz parte um Inventário dos bens da Fábrica da Igreja datado de 1868.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A documentação física encontra-se à guarda da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão.
A documentação digitalizada que aqui se apresenta, assim como o quadro de classificação para ela elaborado, resultou de um protocolo celebrado entre o Município de Olhão e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão, no ano de 2018.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fundo documental constituído pela documentação produzida e recebida pela Paróquia de São Bartolomeu de Pechão, no exercício das suas competências.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Elaboramos um quadro de classificação baseado nas tipologias documentais/cronologia.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Documentação acessível para consulta em formato digital.
Condiçoes de reprodução
Condicionada
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Na sua maioria a documentação apresenta um bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
Inventário
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística, 2ª ed. 2000
ODA: Orientações para a descrição arquivística, 3ª versão 2011
Estatuto
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Data de criação: 19/06/2023
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Pedro Bandarra