Fundo JPOLH - Junta de Paróquia de Olhão

Relação de pobres, Junta de Paróquia de Olhão,1872 2ª relação de pobres a quem foram dadas esmolas, Junta de Paróquia de Olhão, 1876 3ª relação de pobres a quem foram dadas esmolas, Junta de Paróquia de Olhão, 1877 Relação de pobres, Junta de Paróquia de Olhão, s.d. Documentos de receita e despesa da Junta de Paróquia de Olhão 1875-1876 Documentos de receita e despesa da Junta de Paróquia de Olhão 1876-1877 Documentos de receita e despesa da Junta de Paróquia de Olhão 1877-1878 Registo de orçamentos da Junta de Paróquia de Olhão, 1875-1892 Registo de receita e despesa da Junta de Paróquia de Olhão 1883-1893 Orçamento da receita e despesa da Junta de Paróquia de Olhão em 1897
Resultados 1 a 10 de 17 Mostrat todo

Área de identidad

Código de referencia

PT PNSROLH JPOLH

Título

Junta de Paróquia de Olhão

Fecha(s)

  • 1872 - 1912 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

2 Livros, 3 Maços, 5 Cadernos, 7 Capilhas. Papel

Área de contexto

Nombre del productor

Historia administrativa

Historia archivística

As Juntas de Paróquia, enquanto elemento de divisão administrativa do território, surgem pela primeira vez com o Decreto n.º25, de 26 de novembro de 1830, emitido pelo Governo Liberal Provisório, no Palácio do Governo em Angra, nos Açores. Ordenava então a Junta de Regência, em nome da Rainha que, tal como se lê no seu artigo 1º, houvesse “em cada Paróquia uma Junta nomeada pelos vizinhos da Paróquia e encarregada de promover, e administrar todos os negócios, que forem de interesse puramente local”.
De muito difícil implementação, devido à situação de Guerra Civil que se vivia em Portugal, seriam pouco tempo depois extintas, em 1832, pelo artigo 29º do Decreto da Regência, de 16 de maio, desse ano.
Novamente integradas na divisão administrativa do território, pela Carta de Lei de 25 de abril de 1835, e mantendo-se inalteradas no Código Administrativo de 1836, a Carta de Lei de 29 de outubro de 1840, no seu artigo 1º, alínea 1 irá alterar o lugar de Presidente, atribuindo-o ao Pároco.
Grandes alterações foram efetuadas no Código Administrativo de 1842, onde as Juntas de Paróquia irão perder os poderes de administração pública, limitando-se à administração da fábrica da Igreja, dos bens da paróquia e à função de comissão de beneficência local.
Voltando com o Código Administrativo de 1870 a fazer parte da organização administrativa, ao Pároco é retirada a atribuição de Presidente, o mesmo se verificando no Código Administrativo de 1878, onde o mesmo só poderia tomar parte, tendo direito a voto, nas deliberações da junta, nos assuntos que dissessem respeito aos interesses eclesiásticos.
Já o Código Administrativo, promulgado pela Lei de 4 de maio de 1896, devolveu novamente ao Pároco a atribuição de Presidente.
Seria com a Lei n.º 621, de 23 de junho de 1916, que a nomenclatura atual de Junta de Freguesia passaria a ser adotada.
O Fundo Documental da Junta de Paróquia de Olhão reúne documentação desde 1872 até 1912. A destacar dois cadernos com as listas dos eleitores e elegíveis da Freguesia de Olhão, para os anos de 1895 e 1896.
Nota de realce também para os Livros de Atas da Junta de Paróquia de Olhão, com datas entre 1872 e 1914, que integram o Fundo Documental da Junta de Freguesia de Olhão, fazendo parte do espólio documental à guarda do Arquivo Municipal, e que complementam a documentação agora inventariada.

Origen del ingreso o transferencia

A documentação física encontra-se à guarda da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão.
A documentação digitalizada que aqui se apresenta, assim como o quadro de classificação para ela elaborado, resultou de um protocolo celebrado entre o Município de Olhão e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Olhão, no ano de 2018.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Fundo documental constituído pela documentação produzida e recebida pela Junta de Paróquia de Olhão, no exercício das suas competências.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Elaboramos um quadro de classificação baseado nas tipologias documentais/cronologia.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Documentação acessível para consulta em formato digital.

Condiciones

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Na sua maioria a documentação apresenta um bom estado de conservação.

Instrumentos de descripción

Inventário

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística, 2ª ed. 2000
ODA: Orientações para a descrição arquivística, 3ª versão 2011

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

Data de criação: 19/06/2023

Idioma(s)

  • portugués

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Descrição elaborada por Pedro Bandarra

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados