U.I. 0006 - Equipa futebol Sporting Clube Olhanense época 1935/36

Nível de descrição

U.I.

Dimensão e suporte

Formato: 23,05 x 18 cm. papel a preto e branco.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1939-2020)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Equipa do S.C.O. época 1935/36. Da esquerda para a direita em cima, Portalegre, Gomes, César Murta, Faquita, José Bárbara, David; Em baixo, Bengala, Batista, Norberto Cavém, Palmeiro, Nunes (Ginjão).

• Norberto Cavém (Norberto Gomes Cavem, 3/10/1904, Vila Real de Santo António), foi um avançado centro que teve uma longa carreira no Lusitano, clube da sua terra, e também jogou pelo Olhanense. Começou a jogar no Esperança F.C. em Vila Real de Santo António, mas passou a maior parte da carreira no Lusitano, onde se sagrou campeão regional por cinco vezes e participou do antigo Campeonato de Portugal, competição por eliminatórias que hoje é a Taça de Portugal. Com Cavém, o Lusitano chegou aos quartos-de-final na temporada de 1928/1929, sendo eliminado pelo Sporting. Durante o "defeso", período entre os campeonatos regionais que na época se estendiam por vários meses, Cavém e outros jogadores das equipas de Vila Real de Santo António viajavam até Espanha e Marrocos para realizar jogos em equipas populares nos torneios de festas anuais, como a "Fiestas de las Angustias" na cidade vizinha de Ayamonte. Na parte final da sua carreira, Cavém passou a jogar em posições mais recuadas, como médio-centro (defesa-central) ou médio-direito.

• Nunes (João Januário Nunes, 26/6/1913, Olhão), começou a jogar futebol no S.C. Olhanense. Jogando como extremo-esquerdo, Nunes mostrou as suas habilidades e foi contratado pelo Belenenses, mas não foi muito utilizado na primeira equipa. Na temporada seguinte, em 1939/40, voltou ao Algarve para jogar no Farense, que lutava para subir à 1ª Divisão. Nessa mesma época, a equipa do Farense, venceu a 2ª Divisão, Série Algarve, mas devido à regulamentação da época ficou privada de subir à 1ª Divisão. Em 1941/42, Nunes retornou ao Olhanense, agora já na 1ª Divisão, para jogar mais sete épocas.

• Francisco Palmeiro (Francisco Augusto Palmeiro,18/11/1915, Olhão), começou a jogar nas segundas categorias e reservas do Olhanense antes de se fixar nas primeiras categorias, atuando como interior-esquerdo. Depois de alguns anos ao serviço do Olhanense, Palmeiro ingressou no Farense, onde jogou como avançado-centro e ajudou na conquista do Campeonato Nacional da 2ª Divisão em 1939/1940. Em 1940/1941, Palmeiro representou o Sporting da Covilhã, onde se sagrou Campeão Regional. Depois de uma passagem pelos Açores (União Micaelense), regressou ao Olhanense para jogar na 1ª Divisão. No Olhanense, Palmeiro venceu quatro Campeonatos Regionais consecutivos, de 1943 a 1947, terminando a carreira aos 33 anos.

• Faquita (João Francisco), guarda-redes

• Gomes (Francisco Gomes)

• Portalegre ( José Joaquim Jesus Nicolau, 1916-11-16, Olhão), S.C. Olhanense (1935/1936>1937/1938, 1940/1941>1942/1943); Clube de Futebol "Os Belenenses" (1938/1939>1939/1940)

• Bengala (José dos Santos Bengalinha, 1908-11-03, Loulé)

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias