Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1936 (Produção)
Nível de descrição
U.I.
Dimensão e suporte
Formato: 17 x 13 cm. Papel a preto e branco.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Equipa do S.C.O. campeã da segunda divisão na época de 1935/1936. Da esquerda para a direita em cima, Cassiano, (treinador), Norberto Cavém, Nunes "Ginjão", João Batista, Francisco Gomes e José Bárbara; Em baixo, Palmeiro, David Santos, César Murta, Bengala, Faquita e Xico Paulo. Chalé de alvenaria de pedra com telhado de telhas quatro águas, torre adossada, duas palmeiras, adeptos
-
Cassiano (Dâmaso da Encarnação,12/12/1903, Moncarapacho), é uma figura histórica do Olhanense, jogou e treinou o clube por cinco décadas. Começou a jogar no Olhanense ainda muito jovem e depois ingressou no Sport Lisboa e Faro, onde jogou oficialmente. Cassiano ajudou a conquistar o primeiro campeonato regional do Olhanense em 1921/22 e esteve presente em sete títulos regionais que o clube venceu naquele período. Em 1923/24, foi titular na equipa do Olhanense que venceu o Campeonato de Portugal, ganhando a final contra o F.C. Porto por 4-2. Nos últimos anos da sua carreira como jogador, Cassiano também atuou como treinador, função que desempenhou por muitas épocas, tanto na equipa principal quanto nas equipas juniores. Em 1944/45, juntamente com José Mendes, foram os treinadores que levaram o Olhanense à final da Taça de Portugal. Em 1960/61, Cassiano foi o técnico que levou o Olhanense de volta à 1ª Divisão. Também treinou o Louletano e o Marítimo Olhanense, além de praticar basquetebol. Cassiano faleceu em 1976 e é sempre lembrado como uma das figuras do desporto algarvio.
-
Norberto Cavém (Norberto Gomes Cavem, 3/10/1904, Vila Real de Santo António), foi um avançado centro que teve uma longa carreira no Lusitano, clube da sua terra, e também jogou pelo Olhanense. Começou a jogar no Esperança F.C. em Vila Real de Santo António, mas passou a maior parte da carreira no Lusitano, onde se sagrou campeão regional por cinco vezes e participou do antigo Campeonato de Portugal, competição por eliminatórias que hoje é a Taça de Portugal. Com Cavém, o Lusitano chegou aos quartos-de-final na temporada de 1928/1929, sendo eliminado pelo Sporting. Durante o "defeso", período entre os campeonatos regionais que na época se estendiam por vários meses, Cavém e outros jogadores das equipas de Vila Real de Santo António viajavam até Espanha e Marrocos para realizar jogos em equipas populares nos torneios de festas anuais, como a "Fiestas de las Angustias" na cidade vizinha de Ayamonte. Na parte final da sua carreira, Cavém passou a jogar em posições mais recuadas, como médio-centro (defesa-central) ou médio-direito.
-
Nunes (João Januário Nunes, 26/6/1913, Olhão), começou a jogar futebol no S.C. Olhanense. Jogando como extremo-esquerdo, Nunes mostrou as suas habilidades e foi contratado pelo Belenenses, mas não foi muito utilizado na primeira equipa. Na temporada seguinte, em 1939/40, voltou ao Algarve para jogar no Farense, que lutava para subir à 1ª Divisão. Nessa mesma época, a equipa do Farense, venceu a 2ª Divisão, Série Algarve, mas devido à regulamentação da época ficou privada de subir à 1ª Divisão. Em 1941/42, Nunes retornou ao Olhanense, agora já na 1ª Divisão, para jogar mais sete épocas.
-
Francisco Palmeiro (Francisco Augusto Palmeiro,18/11/1915, Olhão), começou a jogar nas segundas categorias e reservas do Olhanense antes de se fixar nas primeiras categorias, atuando como interior-esquerdo. Depois de alguns anos ao serviço do Olhanense, Palmeiro ingressou no Farense, onde jogou como avançado-centro e ajudou na conquista do Campeonato Nacional da 2ª Divisão em 1939/1940. Em 1940/1941, Palmeiro representou o Sporting da Covilhã, onde se sagrou Campeão Regional. Depois de uma passagem pelos Açores (União Micaelense), regressou ao Olhanense para jogar na 1ª Divisão. No Olhanense, Palmeiro venceu quatro Campeonatos Regionais consecutivos, de 1943 a 1947, terminando a carreira aos 33 anos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Em mau estado de conservação, vincos e rasgos (consolidados).
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
- Verso - 1936 Campeão Nacional de Portugal da 2ª Divisão.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Data de criação: 23-08-2023
Data de revisão: 21/06/2024
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por José Cabaço
Revisão elaborada por Pedro Bandarra