Fundo SCO - Sporting Clube Olhanense

Diário do Governo Estatutos  do S.C.O Estatutos  do S.C.O Correspondência expedida Correspondência recebida Processo litigioso entre a sociedade Stadium Padinha e S.C.Olhanense e os antigos proprietários d... Propostas para sócios Cartões em branco Registo de jogos e resultados da 1ª categoria Registo de jogos e resultado das 2ª e 3ª categorias.
Resultados 1 a 10 de 22 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT MOLH SCO

Título

Sporting Clube Olhanense

Data(s)

  • 1921-1950 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

4 Livros,8 maços, 9 capilhas, Papel

Zona do contexto

Nome do produtor

(1912 - atualidade)

História administrativa

Entidade detentora

História do arquivo

No ano de 1912, um grupo de jovens amantes do futebol, liderados pelo que seria o primeiro capitão de equipa, Armando Amâncio, funda o Sporting Clube Olhanense, desenvolvendo em Olhão a prática da modalidade. Divertimento e desportivismo levariam o clube à liderança e tornam-no em 1924 Campeão de Portugal, ao derrotar na final O FC Porto por 4-2, no Campo Grande em Lisboa.
A 22 outubro desse ano recebe um Louvor do Governo da Nação por ter efetuado um jogo de beneficência contra o Benfica.
Em meados dos anos 20 do século passado, o Olhanense sagra-se cronicamente campeão do Algarve e como tal seria o representante da região no Campeonato de Portugal, a única prova que na altura se disputava a nível nacional. Na primeira vitória de sempre da seleção portuguesa, em 1925,frente á Itália, o Olhanense foi a equipa que mais atletas forneceu ao onze nacional.
No momento em que os desporto ganha uma nova visibilidade e o país começa a virar as atenções para a pratica desportiva, a competição torna-se cada vez mais renhida e as exigências das formações e regularidade das provas oficiais maiores.
Nesse sentido, em 1934, são organizados os campeonatos nacionais da I e II ligas.Na época 1935/36, o Olhanense sagra-se campeão da II Liga, mas não é promovido dado que à data os regulamentos não o previam, acontecendo o mesmo na época de 1940/41, quando é campeão nacional da 2ª Divisão.
Porém, na temporada seguinte são abertas vagas para os representantes da AF Braga e da AF Algarve na 1ª Divisão e, como campeão regional, os rubro-negros estreiam-se na 1ª Divisão.
Nos anos 40, década de ouro do futebol Olhanense, a equipa disputa ininterruptamente o escalão maior até 1950/51. Nas épocas de 1942/43 e 43/44 o Olhanense alcança um honroso quinto lugar e em 1945/46 a quarta posição, sendo até os dias de hoje a melhor classificação de sempre de um clube algarvio na 1ª Divisão Nacional. Durante uma década o Sporting Clube Olhanense trouxe para Olhão um infindável números de êxitos desportivos entre os quais a presença na final da Taça de Portugal, em 1945, sendo derrotado pela margem minima frente ao Sporting no Estádio das Salésias.
Em 1959 o Sporting Clube Olhanense realiza o sonho de ter uma sede própria, edifício considerado na época um dos melhores equipamentos sociais do Algarve.
Em 1961 o clube regressa à 1ª Divisão onde permanece até 1964 e depois de alguns anos na 2ª Divisão, desce pela primeira vez na sua história, ao terceiro escalão do futebol português em 1968.
Dois anos depois, em 1969/70 sagra-se campeão nacional da 3ª Divisão, tornando-se desse modo, o único clube no país a vencer três divisões do futebol nacional.
Na época seguinte recebe duas taças Disciplina do “Mundo Desportivo” e de “O Casapiano” e em 1972/73, volta a ser campeão da antiga 2ªDivisão-Zona Sul, regressando ao patamar mais elevado do Futebol português que disputa durante 2 temporadas.
A atual “casa” rubro-negra, o Estádio José Arcanjo ( o nome é em homenagem ao sócio benemérito que cedeu o terreno), é inaugurada em 1984, sendo o seu primeiro campo relvado. Até 2009 o recinto dispunha de uma pista de atletismo, que desaparece na remodelação em 2009. Até essa época o Olhanense disputou os seus jogos no Estádio Padinha (em homenagem ao atleta local do mesmo nome) cujo o piso era de terra batida.
Em 1980 o clube recebeu o título de Instituição de utilidade pública e para além dos troféus conquistados em futebol, o Sporting Clube Olhanense conta no sue palmarés com um título de campeão nacional da 2ª Divisão em basquetebol feminino, na época de 1978/79, sendo o primeiro titulo nacional alcançado por um clube algarvio nesta modalidade.
Ao longo da sua história, o clube recebeu ainda condecorações de alto nível : Medalha de Mérito Desportivo, Membro Honorário da Ordem do Infante D.Henrique, Medalha de Bons Serviços Desportivos e Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Olhão (Grau Ouro).
Em 1990, depois de criadas a 2ªDivisão de Honra (mais tarde denominada 2ª Liga e que disputa pela primeira vez em 1991/92) e a 2ª Divisão B, na qual participa vários anos na Zona Sul , sagrando-se vencedor por duas vezes (a primeira em 1990/91 e a segunda em 2003/04).
Regressado aos campeonatos profissionais, estabelece-se progressivamente durante cinco anos nesse patamar e, em 2008/09, sagra-se campeão da 2ª Liga, regressando ao fim de 34 anos ao convívio dos “grandes” do futebol português.
Durante a celebração do centenário da fundação, na época 2011/2012, foi a temporada em que o Sporting Clube Olhanense conquistou mais pontos no campeonato da 1ªDivisão, terminando no oitavo lugar. No inicio da temporada 2013/14 (época em que viria a ser despromovido) a equipa de futebol sénior passou a ser gerido por uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), por imperativo da lei, passando o clube a deter apenas 20% dessa entidade.
De 2014 a 2017 a equipa de futebol profissional (gerida pela SAD) disputou a 2ª Liga , descendo aos campeonatos não profissionais a partir de 2017/18, no campeonato de Portugal (sucessor do Campeonato Nacional de Seniores e da antiga 2ª Divisão B e depois de extinta a antiga 3ª Divisão), onde ainda se encontra, na temporada 2022/23.
O clube tem a seu cargo, autonomamente, os vários escalões do futebol e as modalidades Boxe, Bilhar e BTT.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído por documentação produzida e/ou recebida pelo SCO no âmbito das suas atividades.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Elaboramos um quadro de classificação tendo em conta as tipologias documentais existentes.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentação acessível para consulta nas instalações do Arquivo Municipal e em suporte digital.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida. Direitos reservados para efeitos de publicação, exposição e utilização comercial.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Documentação em bom estado de conservação. Não são necessários requisitos técnicos para aceder à documentação.

Instrumentos de descrição

Inventário

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

ISAD (G) Norma geral Internacional de descrição arquivistica,2ª ed.2000
ODA: Orientações para a descrição arquivistica,3ª versão 2011

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

19-12-2022

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Laura Bento

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados