Termo de abertura: ..."livro, que há de servir para o lançamento das contas do legado do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor D. Joaquim de Sant'Ana Carvalho à Fábrica da Igreja de São Bartolomeu de Pechão...Faro, 6 de março de 1897".
"Legado deixado pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Sr. D. Joaquim de Sant'Ana Carvalho à paróquia da freguesia de São Bartolomeu de Pechão, concelho de Olhão, na importância de cento e seis mil quinhentos quarenta e cinco reis, cujo juro anual, vencido a 16 de novembro de cada ano, é de cinco mil trezentos vinte e cinco reis, que, como consta nas escrituras lavradas em 9 de setembro de 1828 nos cartórios dos tabeliães Barbosa e Silva Maurício, em Faro, deve ser aplicado em alfaias e mais objetos de sacristia, condição posta pelo Exmo. Doador."
"Atualmente está na posse deste capital José Gaspar, viúvo de Maria Jacinta, residente no sítio do Cascalho, desta freguesia de Pechão, tendo por hipoteca um Monte que possui no dito sítio do Cascalho, como consta do traslado de escritura, arquivado nesta paróquia de 17 de outubro de 1870".
Anexo ao livro, no fólio 9 do mesmo, encontra-se um recibo da contribuição de juros idêntico aos existentes na série D/004/0001.