U.I. 0012 - Equipa futebol Sporting Clube Olhanense época 1980/1981

Equipa futebol Sporting Clube Olhanense época 1980/1981

• 1980 - 1981 (Produção)

U.I.

Formato: 24 x 17,05 cm. Papel a preto e branco.

(1939-2020)

Equipa Sporting Clube Olhanense. Da esquerda para a direita em cima, Lima, Valdo, Paulo, Luís Sousa, Bernardo, Jesus e Rui Peleira; Em baixo, Filinto, Aldeias, Luís Reina, João Poeira, Nuno, Nenem.

• Lima (António Lima e Silva, 21/8/1959, Cabo Verde), mudou-se para Olhão ainda jovem, onde começou a jogar futebol no clube Olhanense. Nos escalões jovens, conquistou títulos regionais.
    Logo na sua primeira época como sénior, foi titular na ala esquerda da defesa.
    Com a descida para a Terceira Divisão, manteve-se no clube e foi um dos "obreiros" da subida de divisão, em 1981/1982.
    Permaneceu no Olhanense por mais seis épocas na Segunda Divisão, sendo sempre um dos defesas mais utilizados da equipa.
    Em 1988/1989, transferiu-se para o Quarteirense, onde jogou duas épocas antes de encerrar a carreira.

• Luís Sousa (Luís Fernando Viegas de Sousa, 1/7/1953, Tavira), guarda redes, teve uma longa carreira em clubes do Sotavento algarvio. Começou sua carreira no Clube Desportivo Tavirense, e também jogou pelo Mafra durante o serviço militar. No Olhanense, conquistou o Campeonato da 3ª Divisão, Série F, em 1981/82. Mais tarde, já veterano, ainda teve boas temporadas no Lusitano, Beira-Mar de Monte Gordo e Castromarinense, encerrando a sua carreira em outro clube de Tavira, o Leões Futebol Clube.

• Filinto (Filinto Manuel Bento Rodrigues, 1951-04-15), jogou nas camadas jovens do Olhanense nas épocas de 1967/1968 e 1968/1969, primeira época como sénior 1969/1970, nas duas épocas seguintes passa pelo Sambransense e pelo UD Oliveirense, na época seguinte 1975/1976 volta ao Olhanense para ficar por quatro épocas, na época de 1979/80 vai representar o Juventude Campinense, para na época seguinte voltar ao Olhanense, época 1980/1981

• Aldeias (Francisco José Aldeias Rodrigues, 1961-05-20, Benavila - Avis ), formou-se no Belenenses, ingressou no Olhanense na época de 1980/1981 tendo permanecido por três épocas, sai para o Lusitano de Évora por duas épocas, regressando ao Olhanense na época 1985/1986, tendo permanecido por três épocas. Terminou a carreira na época 1996/97 no Sintrense.

• Luís Reina (Luís Lourenço Gonçalves Efigénia,10/8/1961, Olhão), começou sua carreira nas camadas jovens do Quarteirense. Teve uma passagem pelos juniores Sport Lisboa e Benfica. Regressou a Olhão como sénior para jogar no Olhanense e ajudar o clube a subir à 2ª Divisão em 1981/82. É no Portimonense, junto com o seu irmão João, que atinge o auge da sua carreira. Logo na primeira temporada em Portimão, foi importante na melhor temporada da história do Portimonense, com um 5º lugar e a qualificação pela primeira vez para uma competição europeia. Foi um dos destaques da equipa com 28 jogos e 4 golos. Também jogou no Belenenses, Braga, Felgueiras e Águeda antes de voltar para o Olhanense por mais duas temporadas. Encerrou a sua carreira no Sambrazense, nos últimos anos em que o clube participou nos campeonatos nacionais.

• João Reina (João Henrique Gonçalves Efigénia, 8/8/1962, Olhão), começou no Quarteirense. Jogou nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica. Em 1981/82, ajudou o Olhanense a subir para a 2ª Divisão e ficou no clube por mais uma época antes de rumar ao Portimonense, onde jogou por três temporadas e fez parte da equipa que se classificou em 5º lugar no Campeonato, qualificando-se pela primeira vez para uma competição europeia. Em 1987/88, voltou ao Olhanense antes de sair no ano seguinte para o Sporting da Covilhã, onde ficou apenas uma temporada. Jogou no Imortal de Albufeira por duas épocas antes de seguir para o Quarteirense, na 2ª Divisão B. Em 1992/93, mudou-se para Tavira, onde jogou pelos Leões e pelo Ginásio sagrando-se Campeão Distrital em 1993/94. Também jogou pelo Sambrazense e pelo S.L. Fuzeta antes de encerrar sua carreira como jogador.

Bom estado de conservação.

• 3º classificado da 3ª divisão, Serie F
  • Laboratório: Fotografia Algarve - Olhão

Data de criação: 24-08-2023
Data de revisão: 27-05-2024