Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- Desconhecida (Produção)
Nível de descrição
U.I.
Dimensão e suporte
Formato: 13,05 x 8,05 cm. Papel a preto e branco.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Equipa futebol Sporting Clube Olhanense. Da esquerda para a direita em cima, Palmeiro, Joaquim Soares, não identificado, Joaquim Paulo, não identificado, Cassiano (treinador); Em baixo, não identificado, Cabrita.
-
** Joaquim Soares (Joaquim Domingos Soares, 1/6/1922, Olhão), extremo / médio-direito, jogou por dois clubes históricos S.C. Olhanense e Vitória de Setúbal. Destacou-se como extremo-direito e interior no Olhanense, onde jogou na primeira divisão por dez temporadas. Depois foi para o Vitória de Setúbal, onde jogou por mais oito anos na primeira divisão, mudando para a posição de médio. Retirou-se aos 39 anos, depois de jogar pelo União de Montemor.
-
Joaquim Paulo (Joaquim dos Santos 4/8/1920, Olhão), avançado / interior, jogou na primeira divisão nacional na década de 40. Também foi treinador do Olhanense e de outros clubes, como o Mineiro Aljustrelense e o C.D. Torres Novas.
-
Cassiano, Dâmaso da Encarnação**, (12/12/1903, Moncarapacho) é uma figura histórica do Olhanense, jogou e treinou o clube por cinco décadas. Começou a jogar no Olhanense ainda muito jovem e depois ingressou no Sport Lisboa e Faro, onde jogou oficialmente. Cassiano ajudou a conquistar o primeiro campeonato regional do Olhanense em 1921/22 e esteve presente em sete títulos regionais que o clube venceu naquele período. Em 1923/24, foi titular na equipa do Olhanense que venceu o Campeonato de Portugal, ganhando a final contra o F.C. Porto por 4-2. Nos últimos anos da sua carreira como jogador, Cassiano também atuou como treinador, função que desempenhou por muitas épocas, tanto na equipa principal quanto nas equipas juniores. Em 1944/45, ele e José Mendes foram os treinadores que levaram o Olhanense à final da Taça de Portugal. Em 1960/61, Cassiano foi o técnico que levou o Olhanense de volta à 1ª Divisão. Também treinou o Louletano e o Marítimo Olhanense, além de praticar basquetebol. Cassiano faleceu em 1976 e é sempre lembrado como uma das figuras do desporto algarvio.
-
Cabrita (Fernando da Silva Cabrita,1/5/1923,Lagos), avançado / médio, jogou pelo Olhanense, entre 1942 e 1951, destacou-se como avançado-centro, mas também jogou em outras posições do ataque. Foi considerado o melhor futebolista algarvio de todos os tempos e chegou à seleção nacional. Também jogou pelo Angers e pelo Sporting da Covilhã, mostrando versatilidade e talento. Depois de se retirar como jogador, tornou-se um treinador de sucesso, levando a seleção nacional ao terceiro lugar no Europeu de 1984. Treinou vários clubes, incluindo o Benfica e o Raja de Casablanca.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Data de criação: 29-08-2023
Data de revisão: 31-05-2024
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por José Cabaço
Revisão elaborada por Pedro Bandarra