U.I. 0029 - Equipa futebol Sporting Clube Olhanense

Equipa futebol Sporting Clube Olhanense

• Desconhecida (Produção)

U.I.

Formato: 13,05 x 8,05 cm. Papel a preto e branco.

(1939-2020)

Equipa futebol Sporting Clube Olhanense. Da esquerda para a direita em cima, Palmeiro, Joaquim Soares, não identificado, Joaquim Paulo, não identificado, Cassiano (treinador); Em baixo, não identificado, Cabrita.

• ** Joaquim Soares (Joaquim Domingos Soares, 1/6/1922, Olhão), extremo / médio-direito, jogou por dois clubes históricos S.C. Olhanense e Vitória de Setúbal. Destacou-se como extremo-direito e interior no Olhanense, onde jogou na primeira divisão por dez temporadas. Depois foi para o Vitória de Setúbal, onde jogou por mais oito anos na primeira divisão, mudando para a posição de médio. Retirou-se aos 39 anos, depois de jogar pelo União de Montemor.

• Joaquim Paulo (Joaquim dos Santos 4/8/1920, Olhão), avançado / interior, jogou na primeira divisão nacional na década de 40. Também foi treinador do Olhanense e de outros clubes, como o Mineiro Aljustrelense e o C.D. Torres Novas.

• Cassiano, Dâmaso da Encarnação**, (12/12/1903, Moncarapacho) é uma figura histórica do Olhanense, jogou e treinou o clube por cinco décadas. Começou a jogar no Olhanense ainda muito jovem e depois ingressou no Sport Lisboa e Faro, onde jogou oficialmente. Cassiano ajudou a conquistar o primeiro campeonato regional do Olhanense em 1921/22 e esteve presente em sete títulos regionais que o clube venceu naquele período. Em 1923/24, foi titular na equipa do Olhanense que venceu o Campeonato de Portugal, ganhando a final contra o F.C. Porto por 4-2. Nos últimos anos da sua carreira como jogador, Cassiano também atuou como treinador, função que desempenhou por muitas épocas, tanto na equipa principal quanto nas equipas juniores. Em 1944/45, ele e José Mendes foram os treinadores que levaram o Olhanense à final da Taça de Portugal. Em 1960/61, Cassiano foi o técnico que levou o Olhanense de volta à 1ª Divisão. Também treinou o Louletano e o Marítimo Olhanense, além de praticar basquetebol. Cassiano faleceu em 1976 e é sempre lembrado como uma das figuras do desporto algarvio.

• Cabrita (Fernando da Silva Cabrita,1/5/1923,Lagos), avançado / médio, jogou pelo Olhanense, entre 1942 e 1951, destacou-se como avançado-centro, mas também jogou em outras posições do ataque. Foi considerado o melhor futebolista algarvio de todos os tempos e chegou à seleção nacional. Também jogou pelo Angers e pelo Sporting da Covilhã, mostrando versatilidade e talento. Depois de se retirar como jogador, tornou-se um treinador de sucesso, levando a seleção nacional ao terceiro lugar no Europeu de 1984. Treinou vários clubes, incluindo o Benfica e o Raja de Casablanca.

Bom estado de conservação.

Data de criação: 29-08-2023
Data de revisão: 31-05-2024

Descrição elaborada por José Cabaço
Revisão elaborada por Pedro Bandarra