Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- Desconhecida (Creación)
Nivel de descripción
U.I.
Volumen y soporte
Formato: 9 x 6,05 cm. Papel preto e branco.
Área de contexto
Nombre del productor
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
António Leal Júnior segundo à esquerda, com amigos num Jantar. Mesa honra da esquerda para a direita, identidade desconhecida, Drº Reis (Francisco Inácio dos Reis, 1928), Maria José Leal, identidade desconhecida.
-
António Leal Júnior António Leal Júnior nasceu em 1910, em Corumbá, Mato Grosso, Brasil. Seu pai, António Leal (1879-1954), trabalhou na construção de coches e carroças no Brasil. A família regressa a Olhão e António Leal montou uma oficina na Avenida da República para construir, arranjar e pintar coches e charretes.
Em 1937, António Leal Júnior casou com Ana do Rosário Martins Pereira de 19 anos. Esta jovem foi a primeira locutora, por volta de 1931, do primeiro posto emissor de rádio montado no Algarve, em Olhão. Era a CTIAL - Rádio Zenith. Desse casamento nasceram dois filhos: António Pereira Leal, mais tarde destacado funcionário da Gulbenkian no departamento de música e Maria Pereira Leal.
António Leal Júnior enviuvou e em 1942 casou com Maria José Leal. Nasceram dois filhos: Daniel Martins Leal e José Martins Leal, que frequentou a Faculdade de Belas Artes e mais tarde desempenhou as funções de monitor do Centro de Arte de Pintores Olhanenses.
António Leal Júnior era um homem calmo e afável que gostava de Olhão e mostrava interesse pelos seus problemas. Desde muito cedo começou a interessar-se pelas coisas do futebol. A vitória do Sporting Clube Olhanense sobre o Futebol Clube do Porto que o tornou campeão de Portugal em 1924 levou o seu entusiasmo juvenil a aproximar-se pouco a pouco das pessoas influentes do clube olhanense. António Leal Júnior, foi a força que levou a bom termo a construção do Estádio José Arcanjo que dignifica a cidade de Olhão. -
Dr.Reis ( Francisco Inácio Reis), nasceu em 1928, em Quatrim, Olhão. Abriu o seu consultório em Olhão, em 1964. Cidadão exemplar, embora pouco comunicativo, era conhecido por ser um homem com grande coração e amor ao seu trabalho. Foi diretor do Sporting Clube Olhanense, médico dos seus atletas, de forma graciosa, e Diretor do jornal com o mesmo nome. Também graciosamente, foi Médico na Santa Casa da Misericórdia, na qual fez parte da mesa da Assembleia Geral.
Foi consultor de Clínica Geral e Diretor do Centro de Saúde de Olhão. Fazia atendimento na Caixa de Previdência e no Serviço de Luta Anti-Tuberculose. Deu assistência médica no Instituo de Nª Srª de Fátima e ainda fazia atendimentos de casa em casa e nas cadeias. Ingressou na “Conferência de S.Vicente de Paulo de Olhão” onde ocupou lugar de destaque na sua direção,tal como no “Conselho Central do Algarve da Sociedade de S.Vicente de Paulo como Vice-Presidente.
Faleceu a 21 janeiro 2003.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
- António Leal Júnior: “Vilares, João – Quem é Quem em Olhão. 1ª edição, Olhão: Livraria Clinar, 2004. 267 a 269 p.”
- Francisco Inácio dos Reis:"Vilares, João – Quem é Quem em Olhão. 1ª edição, Olhão: Livraria Clinar, 2004. 467 a 471 p."
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Data de criação: 23-10-2023
Data de revisão: 18-06-2014
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por José Cabaço
Revisão elaborada por Laura Bento