Affichage de 11 résultats

Description archivistique
Faro Avec objets numériques
Aperçu avant impression Affichage :

Teatro Lethes em Faro

Fachada do Teatro Lethes em Faro, à esquerda casas de habitação, ao centro escadaria de acesso ao teatro, porta de dois batentes de tabuado, três portas de um batente, janelas de sacada com varandim e protegido com guarda de ferro forjado, janelas de peito, balaustres.

Equipa futebol Sporting Clube Olhanense anos 20

Equipa do Sporting Clube Olhanense, da esquerda para a direita, Tamanqueiro, Delfim, Júlio Costa, Américo, Carlos Martins, Montenegro, João Graça “Falcate”, Belo, Cassiano, Celestino, Raimundo.

  • Tamanqueiro (Raul Soares de Figueiredo,1903-01-22, Lisboa), foi um dos primeiros destaques da modalidade na década de 20. Jogou pelo Olhanense e pelo Benfica, e também pelo Recreativo de Huelva, na Espanha. Foi internacional pela seleção portuguesa e participou dos Jogos Olímpicos de 1928. O seu filho, que tinha o mesmo nome e era natural de Olhão, também foi internacional, mas nunca jogou pelo Olhanense.

  • Delfim jogou na década de 20. Veio do Carcavelinhos, um clube de Lisboa, e ajudou o Olhanense a ganhar o Campeonato de Portugal em 1924, marcando o primeiro golo na final contra o FC Porto. Também foi internacional pela seleção portuguesa e fez parte da equipa que venceu a Itália pela primeira vez. Jogou como interior esquerdo e foi substituído na seleção por Pepe do Belenenses nos anos 30.

  • Cassiano (Dâmaso da Encarnação,12/12/1903, Moncarapacho), é uma figura histórica do Olhanense, jogou e treinou o clube por cinco décadas. Começou a jogar no Olhanense ainda muito jovem e depois ingressou no Sport Lisboa e Faro, onde jogou oficialmente. Cassiano ajudou a conquistar o primeiro campeonato regional do Olhanense em 1921/22 e esteve presente em sete títulos regionais que o clube venceu naquele período. Em 1923/24, foi titular na equipa do Olhanense que venceu o Campeonato de Portugal, ganhando a final contra o F.C. Porto por 4-2. Nos últimos anos da sua carreira como jogador, Cassiano também atuou como treinador, função que desempenhou por muitas épocas, tanto na equipa principal quanto nas equipas juniores. Em 1944/45, juntamente com José Mendes, foram os treinadores que levaram o Olhanense à final da Taça de Portugal. Em 1960/61, Cassiano foi o técnico que levou o Olhanense de volta à 1ª Divisão. Também treinou o Louletano e o Marítimo Olhanense, além de praticar basquetebol. Cassiano faleceu em 1976 e é sempre lembrado como uma das figuras do desporto algarvio.

Résultats 1 à 10 sur 11